Filme “Terra Vermelha” (2008)

Por Edmundo Monte

Assisti esse filme pela primeira vez em 2009. No ano seguinte, conversando com alguns(umas) colegas habitantes no Mato Grosso do Sul (inclusive gente de Dourados) e que também realizam pesquisas sobre os povos indígenas, durante um evento acadêmico em Caxambu/MG, os comentários sobre o filme foram semelhantes: vale a pena assistir. O filme é bacana e aborda questões importantes.

Terra Vermelha foi indicado, inclusive, para o Vestibular 2013 da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). Particularmente, acho um recurso interessante para trabalhar na educação básica e no ensino superior. Cabe a(o) professor(a) tomar os devidos cuidados no planejamento da(s) aula(s) e das respectivas atividades. Nesse caso, uma visita ao site ÍNDIOS NO NORDESTE pode ajudá-lo(a).

Segue a sinopse – retirada do site filmesbrasileiros.net – e logo abaixo a película completa made in youtube:

SINOPSE

Mato Grosso do Sul, Brasil, 2008. O suicídio de duas meninas Guarani-Kaiowá desperta a comunidade para a necessidade de resgatar suas próprias origens, perdidas pela interferência do homem branco. Um dos motivos do desaparecimento gradual da cultura reside no conflito gerado pela disputa de terras entre a comunidade indígena e os fazendeiros da região. Para os Kaiowás, essas terras representam um verdadeiro patrimônio espiritual e a separação que sofreram desse espaço é a causa dos males que os rodeia. Uma disputa metafórica é criada. A compreensão e o diálogo buscam espaço nesse antigo conflito. Enquanto isso, o jovem Osvaldo, que vive um terrível embate contra o desejo de morrer, vai furtivamente buscar água no rio que corta a fazenda e conhece a filha do fazendeiro. Um encontro em que a força do desejo transpassa e ao mesmo tempo acentua o desentendimento entre as civilizações.

TERRA VERMELHA (2008)

OBS: Não esqueça de ativar as legendas!

 

Agradecemos sua visita. Fique à vontade para comentar: